quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ainda sobre a reunião da Associação de Pais

Eu ando muito feliz com a nova escola do meu filhote. Muito mesmo. A experiência anterior dele não foi boa, até foi por isso que tive a (feliz!) ideia de ele ir já para a pré-escola, mas estava com muito receio.
Em traços gerais e sem entrar em grandes pormenores, o meu filho NUNCA queria ir à escola, pedia para ir buscar o mais cedo possível e na manhã seguinte nunca queria ir. A maior felicidade dele era se ficasse doente e não pudesse ir, ou as férias. Sei que é mais ou menos normal, mas no caso dele era demais. O que me fez deixá-lo naquela escola 3 anos é que no segundo ano as coisas melhoram um pouco e porque na verdade ele não queria ir mas depois de lá estar ficava bem, brincava com os amigos e quando ia buscá-lo ele estava contente. Mas no último ano tudo piorou e foi pior que nunca. Em Janeiro deste ano cheguei a pensar tirá-lo da escola e ele ficar comigo até ao ano lectivo seguinte. Enfim, um dia conto, além de não ter muito tempo agora, ainda me custa um pouco falar nisto.

Quando ele começou nesta escola nova, até parece que desabrochou! Voltou a fazer desenhos (e lindos!) que era coisa que ele tinha deixado completamente de fazer, vai FELIZ e contente para a escola, adora a sua farda, os amigos, as professoras, o almoço, enfim. Fala da escola com muita alegria, ensina as canções que aprende... eu agora é que vejo como ele não estava bem antes :(

Adiante. Esta escola é uma escola "de meninos crescidos", tem outras regras, não há a baboseirinha do jardim de infância, e se é uma adaptação para as crianças, também é para os pais. Não há grandes informações sobre o dia que passou, apenas sabemos que está tudo bem segundo a auxiliar ou a educadora a quem perguntamos e a própria criança. Tenho sentido alguma falta de comunicação, mas não me posso verdadeiramente queixar porque não vou à escola no dia a dia, o meu marido vai pôr e a minha mãe vai buscar, logo achei que a falha fosse mais minha que deles. E também pensei que talvez fosse assim mesmo, agora são mais crescidos e não há tanto pormenor.

Mas na reunião houve algumas queixas nesse sentido, falta de avisos disto e daquilo, parece que falta pessoal também, enfim: segundo percebi nunca a pré começou o ano com tantos problemas como este ano!
E eu aqui, distraída na minha felicidade, vendo o meu filho feliz dia após dia, nem tinha na verdade reparado em nada disso!

Bom isto para dizer que claro que é preciso pôr tudo a funcionar como deve de ser e vendo bem as queixas até são legítimas, sobretudo para quem lá tem crianças mais velhas e sabe como é a pré a funcionar bem. Mas também tem de haver alguma compreensão com a escola, são problemas difíceis de resolver: as professoras também têm o direito de ficar doentes ou terem filhos e às vezes são substituições complicadas de processar - mas com boa vontade tudo se consegue.

By the way, eu, como TOC - Técnica Oficial de Contas, não tenho direito a maternidade nem doença. Na Segurança Social sim, tenho direito a isso tudo, mas não tenho dispensa nem alargamento dos prazos fiscais que devo cumprir. Nas minhas duas maternidades, cinco dias depois do parto estava a trabalhar e na segunda até do hospital tive de trabalhar. Uma situação muito cruel e que é urgente mudar. Mas não é por isso que acho que os outros não têm esses direitos - muito pelo contrário.

3 comentários:

  1. este ano fechou uma sala de pré, não há crianças ou aliás, há mas falta o dinheiro
    kids :=)

    ResponderEliminar
  2. Porque sera que demora-se pra perceber que o filho não gosta da escola - e não de todas as escolas?

    ResponderEliminar

Tens algo a dizer? Desembucha!